-
Arquitetos: BAU.UAU Arquitectura
- Área: 220 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:João Margalha
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno tem uma topografia quase plana. A sua forma passa a ser a principal condição de implantação da casa, visto que apresenta uma proporção alongada, sendo a frente menor voltada para a rua principal, a poente.
A opção do projeto é localizar a construção próxima ao limite oeste do terreno, em consonância com as casas vizinhas, desenvolvendo o programa a leste.
O acesso para veículos e peões é feito pelo lado poente. Esta entrada permite o acesso direto à garagem e à porta principal da casa, situado no centro do volume.
Quase todo o programa se localiza no rés-do-chão: três quartos, casas de banho, cozinha, sala de jantar e sala de estar funcionando os últimos três espaços como um só, para que as rotinas diárias possam ser partilhadas e em contacto direto com o terreno sobrante. Apenas uma divisão fica no primeiro andar, na fachada oeste, a ser iluminada pela melhor luz para estudar e proporcionar algum isolamento do resto da casa.
A materialidade da construção assenta no contraste entre tijolo, madeira, betão, reboco e floreiras.
A forma do edifício surge a partir da ação de localizar cada parte do programa. Assim, o volume resultante é consequência do interior, criando recuos e saliências dependendo do que é necessário para cada divisão. Estas formas dialogam com os limites do terreno, criando espaços exteriores diversificados com diferentes utilizações possíveis, necessárias no uso quotidiano da casa, dependendo da sua localização e orientação.